Blog

LHC - Seria uma máquina pra matar Deus?


O LHC será religado nesse mês de Novembro de 2009 e diante de tantas especulações catastróficas sobre esse fato – O CACP resolveu entrevistar um especialista nessa área. Nosso entrevistado é Dalton Gerth: ele é físico e Docente Titular da Universidade Anhanguera.

----------------------------------------------------------------------
CACP: O que é o LHC e pra que serve?

Dalton: Embora, a primeira vista, dê a impressão de uma pergunta direta, esta questão envolve inúmeras questões. Vou tentar explicar, baseado no conceito leigo. Primeiro que as letras LHC significam Large Hadrom Collider, ou algo como Grande Colisor de Hadrom. Só aqui, existem inúmeras questões para serem resolvidas, como: O que é um hadrom? Porque eles se colidem? Então vou me explicar inicialmente, derivando em inúmeras outras questões:

1ª) O que é um Hadrom.
Hadrom é um conjunto de partículas formadas por partículas bem elementares, que se unem através dos quarks.

2ª) O que é um quark ?
Quark é um dos dois elementos *básicos* (na física de partículas), que formam a matéria. O Outro elemento chama-se lépton.

3ª) O que é um lépton?
É a “cara-metade” de um quark, onde, como informei acima, é formada toda a matéria. A diferença básica entre eles é que os leptons basicamente não possuem massa (por isto o nome Lépton do grego Leve), enquanto os hadrons são pesados. Um elemento básico que aprendemos no ensino fundamental, e que está na *família* dos léptons são os elétrons. Em outro lado, os Nêutrons e os Prótons (que possuem massa, ou seja, *pesam* ), fazem parte da *família* dos hadrons.

4ª) Agora, para que serve algo que irá colidir?
Nesta pergunta, quero me estender um pouco. Vou fugir um pouco do tema, apenas para melhorar a nossa capacidade intelectual. Um dos fatores que está ocorrendo agora é a descoberta de exoplanetas, ou seja, de possíveis planetas que pode conter vida, mas que está fora de nosso sistema solar. Algumas vezes, vemos algumas fotos, e não nos preocupamos em saber como essas fotos foram tiradas. Muitos dizem que são fotos, mas, infelizmente hoje ainda não temos esta tecnologia. Então como são descobertos estes planetas? Imagine que um planeta, passa na frente de uma estrela, então há uma *sombra* nela correto? Pronto, o planeta foi descoberto. Agora como saber se um planeta possui água, pois o que conseguimos detectar é o *sol* onde este planeta está circulando, e geralmente, a luz emitida por este *sol*, é 10.000.000 (Dez milhões) de vezes, menor no planeta. Quanto é 10 milhões de vezes? Imagine você, a 5.000 Km de distância, olhando com um binóculo. Aí você olha um farol. Este farol é o *sol* do outro sistema solar. Então você consegue detectar que, um vaga-lume, passou na frente deste farol, pois causou uma *sombra*. Pronto, o planeta foi descoberto. Agora, você precisará saber se este planeta tem água, metano, clorofila, e outras coisas. Para fazer isto, existem inúmeras outras técnicas, baseadas na questão espectômetra, mas é assunto para outra conversa. Voltando a nossa pergunta. Para que serve, algo que vá colidir? Imagine que você tem dois aviões. Você não sabe como eles foram feitos, nem como desmontá-lo. Mas você quer saber do que foram feitos, como foram feitos, e para que servem. A melhor coisa a fazer é colidí-los. Quanto maior o impacto, menores partículas deste avião restarão, e mais detalhes serão descobertos.

CACP: O que os cientistas esperam descobrir com ele?

Dalton: Os cientistas querem reproduzir com este "impacto" as condições do surgimento da matéria, logo após o Big-Bang, ou seja, que é a teoria que pretende descrever o surgimento do Universo. Falando um pouco mais complicado agora, os cientistas estão atrás de uma partícula chamada de Bóson de Higgs, que, dizem as más-línguas, é a única partícula prevista que ainda não foi descoberta. Esta partícula é também conhecida como partícula de Deus.

CACP: Qual a diferença desse acelerador de partículas e os existentes anteriormente a ele e por que esse causa tantos comentários?

Dalton: Todos os outros *aceleradores de partículas* criados, colidiam elétrons, anti-prótons, mas nunca prótons e prótons. A grande questão sobre os comentários está fomentada em dois cientistas havaianos (isto mesmo, eles são da ilha do surfe), chamado Walter L. Wagner e Luiz Sancho, que acredita que a colisão, pode ter, digamos, alguns efeitos colaterais. Micro-buracos negros, túnel temporal, devastação da Terra. Particularmente, eu acredito em uma exposição midiática destes dois sujeitos. E parece que os mesmos criaram uma grande *multidão*, de seguidores, que, mesmo não tendo a mínima idéia disto tudo, concorda que é algo que pode destruir a terra. Felizmente, isto não vai ocorrer. Na verdade, nós, meros mortais, não *sabemos* o que irá acontecer, quando os hádrons colidirem, mas lembramos que muitas coisas não são divulgadas ao público. Quem pode dizer que já não ocorreu esta colisão, e não foi divulgado a imprensa?

CACP: O que seria a matéria de Deus?

Dalton: O termo correto seria Partícula de Deus, e não matéria. Seu nome técnico chama-se Bóson de Higgs. Como isto é algo ainda mais complicado vou tentar novamente fazer outra comparação. Quando Albert Einstein previu a Teoria da Relatividade, para a Teoria tornar-se algo mais palpável ele precisava prová-la. Ele então viu que, se fotografasse a Lua em um eclipse total, sua teoria teria como ser provada. Ou seja, ia tornar sua *teoria*, algo mais factual. Peter Ware Higgs criou também uma teoria, onde só seria possível tornar-se verdadeira, através de uma complexa máquina, que, ao colidir dois Hádrons, conseguiríamos saber se ela *realmente* existe. E esta matéria é tão complicada, tão complicada, que só irá *aparecer*, no LHC.

CACP: Recebemos a informação que certo religioso disse que o LHC era feito para matar Deus - o que você acha de um comentário desses?

Dalton: Então. Quando Nicolau Copérnico tentou comprovar a questão do Heliocentrismo, ou seja, que o Sol é o centro do Universo e não a Terra, a Igreja Católica (na época), não aceitava de nenhuma forma esta teoria, porque seria “contra Deus” e ”contra a Bíblia”. Isto baseado principalmente em alguns trechos isolados e distorcidos da exegese bíblica. Lembramos também que a própria Igreja Católica ainda faz devoção a santos, crê que Maria está no céu, e também é nossa co-redentora, mas isto é outro capítulo e só prova quanta confusão fez e faz o Romanismo.

Na minha simples opinião, muita gente (aliás, acredito que muita gente mesmo), ajuíza que o LHC servirá para destruir o mundo, destruir Deus, acabar com o que acreditamos ser a “verdade”, ou “não ser verdade”. Eu particularmente tenho algo mais abalizado em mente: Jesus Cristo nasceu e morreu, para que pagasse todos os nossos pecados – isso é o mais relevante. Quanto ao fim do mundo, eu não me preocupo com isto, e quem confia em Deus deveria pensar o mesmo. Utilizando uma frase de certo pensador: Existem tantas coisas entre o céu e a terra, que sequer sonha nossa vã filosofia.


CACP: O LHC poderia servir para provar alguma teoria contra a existencialidade Divina?

Dalton: Como toda certeza vai gerar conjecturas tanto a favor como contrariamente. Vou novamente fazer um silogismo. Veja estas três situações:

1o) Quando W. Shakespeare escreveu Sonetos, havia cerca de 90.000 palavras no dicionário inglês. Hoje, o mesmo dicionário possui mais de 540.000 palavras.

2o) Em 1.910, ocorreu um *alvoroço* (de acordo com as informações da época), porque muitas pessoas diziam que o cometa de Halley, foi o mesmo descrito em Mt 2:1-2, e na época, criou-se a tese de que, agora, este *cometa* estava anunciando o nascimento do anti-Cristo.

3o) Acredito que, desde o ano de 2.004, devo ter recebido mais de 500 emails, falando sobre a *marca da Besta*. O chip que todos precisarão ter na mão direita. Quem não tiver, será perseguido, e não poderá comprar nada. O nome da *marca da besta*, chama-se Mondex.

Mas enfim, o que significam estas três observações?

Na primeira, se você falasse com qualquer habitante da época, e em suas palavras utilizasse: Clique, Site, Computador, Infra-Vermelho, inflação, impeachment..., você estaria sendo colocado como alguém que era contra Deus, porque estava falando palavras desconexas, não conhecidas, e que na verdade, você estaria invocando nome dos supostos demônios;

Na segunda, se isto fosse realmente verdade, este tal *anti-Cristo*, teria 99 anos..., um pouco *velho* demais para ser o Anti-Cristo, em minha opinião.

Na terceira, a marca Mondex, realmente existe. São os *chips*, que estão agora, em praticamente todos os cartões de crédito. Ele pertence (a marca) MasterCard. Não existe, de maneira efetiva até agora, nenhum projeto de *implantar* este chip na testa, na mão, ou em qualquer lugar do corpo humano.

Utilizando um jargão popular, os três exemplos acima podem ser classificados como "procurar pêlo em ovo!". Não duvido que, daqui a alguns anos (principalmente na Era de Informação, que vivemos), surgirão vários "conhecedores profundos de física", mesmo tendo apenas um ensino médio incompleto, para dizer que a Ciência “provou” que Deus não existe e que isto é o início para o fim-do-mundo. Alguns provavelmente inventarão que o LHC é então a própria Besta que registra o apocalipse. Algumas pessoas, da melhor das boas intenções, estão “achando” (de achismos mesmo), que o LHC é uma “máquina” para dizer se Deus existe ou não existe - o que não é.

CACP: Quais suas considerações finas?

Dalton: Acredito que tentei chegar o mais próximo possível de um leigo para tentar "explicar", utilizando muitas vezes inúmeros silogismos e exemplos, do que é O LHC, e do que realmente significa colidir Hádrons. Não se preocupe, se você mesmo ou então, outro leitor qualquer, não tiver entendido nada. Imagine ir no ano de 1.900 (pouco mais de 100 anos atrás), e dentro daquela cosmovisão de mundo, tentar explicitar como funcionaria a Internet hoje. Ou então, sem irmos longe demais, tente explicar para qualquer usuário de computador, que não é da área, que tudo (e Tudo é TUDO mesmo), o que ele faz no computador, é armazenado no sistema binário, ou seja: 0 OU 1.

O importante é que todos fiquem tranquilos, o máximo que pode acontecer com o LHC é aparecer muitas melhorias tecnológicas para a nossa comodidade.

CACP: Agradecemos ao professor Dalton Gerth pela entrevista e por todos os úteis exclarecimentos.

Agora, se o internauta quiser saber mais sobre o quanto o LHC é seguro, acesse o site do CERN:
http://public.web.cern.ch/public/en/LHC/Safety-en.html
---------------------------------------------------------------------------


A Redação
Redação do site do CACP.

Direitos Reservados - CACP© - Centro Apologético Cristão de Pesquisas - 1998-2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário