Blog

PEDI A DEUS UMA PREGAÇÃO DIFERENTE


Marcelo Gomes



Pedi a Deus que me dê uma pregação diferente. Única. Daquelas que os ouvintes jamais esquecem. Ela terá algo de cômico, algo de dramático, e muita profundidade. Será também prática, sobre a vida, os relacionamentos e felicidade. Sem deixar de ser simples, animadora, atual e fiel às Escrituras. Falará a todos, inclusive àquele irmão mais triste, mais duro, mais cético, que senta no lugar de sempre, desconfiado, quase por obrigação, enquanto pensa que tudo é muito bonito, mas muito irreal, porque sua vida nunca muda e a alegria nunca lhe vem, e não sente que é amado ou que seja especial. Até ele sairá tocado, transformado, restaurado. Nunca mais será o mesmo.



Ele contará aos outros da pregação que mudou sua vida. Comprará gravações às centenas, distribuirá para amigos, parentes, funcionários, concorrentes e fornecedores. Tentará reproduzi-la com suas palavras, inúmeras vezes, para tantas pessoas, e terminará sempre dizendo: “que pena que você não estava lá”. Os outros farão o mesmo, com igual entusiasmo e convicção. Espalharão a mensagem, viva voz ou gravação, e convidarão quantos encontrarem pelo caminho, nas filas, nos restaurantes, pela internet, enfim... As celebrações, depois daquele dia, daquela pregação, serão concorridas, quase disputadas. Todos querendo ouvir o pregador que disse aquelas coisas tão lindas, tão transformadoras.



As palavras se tornarão livro. O livro, best-seller. Sem perder nada de sua força, seu impacto. Leitores escreverão cartas à editora, contando testemunhos de conversão, chamado, reconciliação e cura. Maridos compartilharão que, com o livro, aprenderam a amar suas esposas. Esposas compartilharão que, com a ajuda do livro, conseguiram perdoar seus maridos. Os jovens o lerão sem dificuldades. E grandes desdobramentos. Pastores, evangelistas e obreiros utilizarão seu conteúdo em mensagens, aulas, palestras, cursos; também falarão de milagres que experimentaram ou viram à medida que reproduziam a mensagem.



O livro será traduzido em muitas línguas e distribuído em vários países. Não sofrerá prejuízo por cultura, contexto ou circunstâncias quaisquer. Todos o entenderão. Outros o reescreverão, para mulheres, para homens, para crianças; será publicado em versão devocional, de bolso, ilustrada. Alguém quererá fazer um filme sobre a pregação, imaginando que milhões a receberão pelas telas dos cinemas. Os recursos gerados serão todos destinados à obra missionária, à assistência em países arrasados por tragédias naturais e às entidades que atendem pessoas em situação de risco. Uma fundação, com o título da pregação, será criada e beneficiará milhares de pessoas.



Apesar de todo alcance daquelas palavras, eu saberei meu lugar e minha condição. Ninguém duvidará que a obra é do Espírito; a glória será toda para Jesus. Cristãos de denominações diferentes unirão forças, superarão barreiras, farão novos esforços pelo avanço do Reino de Deus. Todos amarão mais a Bíblia. Estudarão mais seus textos. Buscarão mais suas riquezas. Pois perceberão que aquela pregação não terá sido nenhuma novidade, nenhuma invenção; apenas baseada na Bíblia, tomada de suas páginas, exposta com paixão e unção espiritual. Descobrirão que poderá ser feita por quantos a quiserem pregar; outras, em outros textos, com outras aplicações, mas igual poder transformador, surgirão e percorrerão o mesmo caminho.



Alguns chamarão tudo isso de avivamento. No futuro, contarão essa história em livros, aulas, seminários, e orarão para que ocorra novamente. Quantos aderirem à fé cristã, mesmo daqui a quinhentos anos, conhecerão da pregação que mudou uma geração inteira. Mas poucos saberão o mais importante, fundamental: que eu pedi a Deus uma pregação diferente para falar ao coração daquele irmão mais triste, mais duro, mais cético, que senta no lugar de sempre, desconfiado, quase por obrigação, enquanto pensa que tudo é muito bonito, mas muito irreal, porque sua vida nunca muda e a alegria nunca lhe vem...

http://www.espacopalavra.com.br/pastoral_pedi_deus_pregacao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário