Blog

Explicando Jo 10.30


Cristo era um com o Pai ou “um em propósito” com o Pai?

A MÁ INTERPRETAÇÃO: Jesus disse: “Eu e o Pai somos um As Testemunhas de Jeová não acreditam que essa passagem signifique que Jesus e o Pai sejam um em essência e tenham a mesma natureza divina. Eles apontam para João 17.21,22, onde Jesus orou ao Pai para que os discípulos “sejam todos um, assim como tu, Pai, está em união comigo e eu estou em união contigo” (tradução Novo Mundo, das Testemunhas de Jeová). “É óbvio que os discípulos de Jesus não se tornarão todos participantes da Trindade. Mas eles vêm para compartilhar a unidade de propósito com o Pai e com o Filho, o mesmo tipo de unidade que une Deus a Cristo” (Reasoning frorn the Scriptures, 1989, pág. 424).

CORRIGINDO A MÁ INTERPRETAÇÂO: Jesus era um com o Pai em sua natureza, mas distinto dEle pessoalmente. O Deus trino possui apenas uma essência, mas três pessoas distintas (veja os nossos comentários a respeito de Jo 14.28). Então, Jesus tanto era o mesmo em substância como também era um outro indivíduo além do Pai.

O contexto deixa muito claro que Jesus não está apenas se referindo a ser “um em propósito” com o Pai. Sabemos que isso é verdadeiro porque assim que os judeus ouviram Jesus dizer que era “um” como Pai, imediatamente pegaram em pedras para matá-lo, acusandoo de ter blasfemado. Não é que eles tivessem entendido que Jesus estivesse meramente dizendo que era “um em propósito” com o Pai (pois, na verdade, eles se consideravam a si mesmos como sendo “um em propósito” com o Pai). Antes, indignaram-se por ter Jesus reivindicado ser Deus sem ter, na opinião deles, qualificação para isso. Os judeus compreenderam precisamente aquilo que Jesus pretendeu comunicar.

Fonte: Geisler e Rhodes

______________________________________________
Para saber mais sobre as Testemunhas de Jeová – O CACP disponibiliza para você, por um preço especial, os seguintes produtos:

DVDs

- Inferno: Lugar de descanso em esperança?: Nesse DVD o Pr. Natanael Rinaldi mostra como as Testemunhas de Jeová estão equivocadas com relação a vida após a morte e a existência do inferno

- Por que deixei a seita Testemunha de Jeová. Nesse DVD você ouvirá a saga de um ex-TJ.

APOSTILAS/LIVROS

-As Testemunhas de Jeová e suas doutrinas – Uma apostila esclarecedora.

- "Das Trevas Para a Luz" - Testemunho de um ex-tj.


Matéria extraída de uma ou mais obras literárias.
Este artigo é um trabalho compilado.

Direitos Reservados - CACP© - Centro Apologético Cristão de Pesquisas - 1998-2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário