Blog

A Caaba


A Caaba ou Kaaba (também conhecido como Ka'bah ou Kabah) é uma construção que é reverenciada pelos muçulmanos, na mesquita sagrada de Al Masjid Al-Haramem Meca, e é considerado pelos devotos do islã como o lugar mais sagrado do mundo.

A Caaba é uma construção cúbica de 15,24 metros de altura, e é cercada por muros de 10,67 metros e 12,19 metros de altura. Ela está permanentemente coberta por uma manta escura com bordados dourados que é regularmente substituida. Em seu interior encontra-se a Hajar el Aswad ("Pedra Negra"), uma pedra escura, de cerca de 50centímetros de diâmetro, que é uma das relíquias mais sagradas do islã. Ela é provavelmente o resto de um meteorito.

A Caaba é o centro das peregrinações (hajj), e é para onde o devoto muçulmano volta-se para as suas preces diárias (salat). É o lugar mais sagrado do Islã.

Maomé repudiou os deuses pagãos da Caaba, mas manteve dois símbolos desse lugar de idolatria – a própria Caaba e Alá. Ambos faziam parte da veneração idolatra que compunha a sociedade na época. Nesse período, a Caaba provavelmente simbolizava o sistema solar, abrigando 360 ídolos (entre eles Alá), sendo assim uma representação zodiacal. O edifício foi restaurado diversas vezes; a construção atual é datada do século VII, substituindo a mais antiga que foi destruída no cerco de Meca em 683.

Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Kaaba



Prof. João Flávio Martinez
É fundador do CACP, graduado em história e professor de religiões.

Direitos Reservados - CACP© - Centro Apologético Cristão de Pesquisas - 1998-2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário