Blog

Armadilhas

Existem muitas armadilhas que o inimigo costuma preparar para nos desviar do alvo. Uma delas são os pecados, que quebram a nossa comunhão com o Senhor e nos tiram do caminho. No entanto, este truque não é o mais usado, e nem o mais eficiente, para tirar os salvos da batalha. O maior truque do coisa-ruim é saber usar a vida secular para nos afastar de Deus.

Não que a vida secular seja um pecado – nós sequer podemos viver sem ela! Porém, muitas vezes a vida secular torna-se a prioridade das nossas vidas e nos afasta da Igreja. Uma pessoa cantava no coral, e se afasta por causa do trabalho. Outra no louvor, e se afasta por causa dos estudos. Algumas deixam de ir a Igreja por causa de amigos ou namoros. Muita coisa tende a nos afastar das atividades da Igreja, principalmente conforme nos percebemos mais responsáveis por nossas vidas.

No Sermão do Monte, Jesus nos falou sobre este problema:

"Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? [...] não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6:25/31-34)

É natural que nós cresçamos, e consigamos trabalho, e tenhamos menos tempo livre. E também é claro que nem todos serão pastores e missionários – só poucos dedicarão tanto de suas vidas à obra. Mas todos precisamos dedicar parte de nossas vidas a Deus.

Quando chegamos ao ponto da vida em que estamos apenas esquentando o banco da Igreja, é sinal de que a nossa Fé na palavra do Senhor está meio abalada. Quando nos afastamos por trabalho, nos esquecemos que é Deus quem provem nosso sustento. Quando nos afastamos por namoro, ignoramos que a pessoa certa vem do Senhor, e se uma pessoa nos afasta Dele não deve ser nem um pouco certa para nós.

A promessa é "buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas", e não "dê tudo que tem, e receberá 1000 vezes mais". Deus não quer dedicação em obras na Igreja a todo momento, mas quer a nossa dedicação naquilo que Ele nos pede para fazer. Alguns serão missionários, outros darão ofertas, e outros participarão de atividades como louvor e evangelismo. Quanto a isso, que tudo seja feito de coração. O importante é procurar um tempo para mostrar nossa gratidão para o Senhor.

Acaba aí? Claro que não. Precisamos sobretudo cultivar nossa comunhão com Deus em cada mínima ação, tentar agradá-lo com nossas vidas. É dar o testemunho em cada ato. E louvar, orar, agradecer por tudo. É amar o próximo. É evitar o pecado pela oração e pela vigilância contínua. E sobretudo ter Fé e jamais esquecer de que na verdade é Dele que dependemos para tudo.

Ninguém disse que é fácil – a vida se mostra cheia de situações em que parece melhor abrir mão da Fé e tentar fazer o seu. Não que devamos abandonar nossas responsabilidades perante nossas vidas, mas devemos ter Fé em que o Senhor cuida de nossas vidas, e buscar primeiro o reino de Deus. Quando nos desviamos disso, acreditando na idéia do inimigo de que devemos primeiro garantir o nosso para, depois (se sobrar tempo) dar algo para Ele, até o nosso perde o gosto.

E o momento ideal para aprender isso é a juventude. Nela, nós começamos a assumir responsabilidades – dali em diante, fica cada vez maior a tentação de abandonar a obra e cuidar de nossas vidas. Mas, ora, o Senhor é quem cuida disso pra nós! É uma promessa, se buscarmos a Deus em primeiro lugar nada do que realmente precisamos nos faltará.

Não peço que ninguém, após ler este texto, se torne um rato de Igreja. Todos temos vida secular sim, temos necessidade de trabalhar, vontade de ir ao cinema, de jogar bola, de namorar, e de fazer tantas outras coisas. Só creio que, de hoje em diante, devemos nos preocupar em buscar primeiro o reino de Deus. Tenho Fé numa coisa: não há nada melhor do que isso.

Fonte: Luiz Felipe Asp é Colaborador do eucreio.com

fonte: eucreio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário