Blog

COM CRISTO NO BARCO TUDO VAI MUITO BEM...

E PASSA O TEMPORAL!

Marcelo Gomes



Com Cristo no barco tudo vai muito bem. Vai muito bem. Vai muito bem...



Os mais “antigos” — e que ninguém se denuncie — reconhecem, de imediato, a letra da velha canção infantil. Simples e de fácil memorização, ensinava às crianças de ontem uma das maiores verdades da fé: a presença de Cristo nos traz segurança.



A base para tal confiança é, dentre outras tantas, um texto do evangelho de Marcos (4:35-41), que narra um dos episódios mais estranhos e até -- entendam-me, por favor -- hilariantes da vida do Mestre: o dia em que entrou num pequeno barco com seus discípulos e dormiu, mesmo durante uma terrível tempestade. Como pode ser isso? Quem dorme num barco prestes a submergir? Quem mantém a calma quando tudo vai mal? Os discípulos, apavorados, também não foram capazes de entender.



Um sono assim só podia ser proposital. Não deve ser tomado como indiferença ou inadvertência. Era didática, ensino, lição. Fez lembrar um outro “dorminhoco”, igualmente capaz de cochilar em meio a uma terrível tempestade: Jonas. Também de propósito, tentando, quem sabe, fingir não conhecer o drama e a causa do trágico contexto. Sua fuga era a causa. Sua relutância em obedecer, o drama capaz de provocar um temporal.



Entre Jesus e Jonas, porém, uma grande, substancial, profunda diferença. Se, na história de Jonas, o caminho da vitória e da sobrevivência consistia em lançar o profeta para fora do barco, na história de Jesus com seus discípulos, o segredo da vitória e da sobrevivência consistia no fato de ter o Mestre no barco: “Quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” Com Cristo no barco tudo vai muito bem. E passa o temporal...



Pastores, profetas e discípulos em geral não podem garantir a segurança de nossa viagem. Podem até estar no barco. Podem, se orientados por Deus, descer dele. Podem, quem sabe, se necessário, ser lançados fora – deveriam estar em outra embarcação, navegando para o outro lado, mas ainda não despertaram para isso. Cristo deve estar no barco. Sempre. E está. Garantindo a segurança de nossa viagem. Garantindo nossa confiança em sua vitória. Já não precisamos temer.



Passa o temporal. Passa o temporal. Com Cristo no barco tudo vai muito bem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário